Leite protocola pacote, nesta quarta, na Assembleia

Antes do envio dos projetos sobre carreiras e previdência dos servidores, governador reúne deputados da base e oposição para discutir tema

Foto: Alina Souza/CP Memória

O governador Eduardo Leite (PSDB) vai protocolar na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, o pacote de projetos que muda as carreiras e a previdência dos servidores públicos estaduais, em todos os Poderes. Antes do envio, o tucano convidou os deputados da base aliada e da oposição para um café da manhã no Palácio Piratini, às 8h30min. Em seguida, às 10h, uma entrevista coletiva detalha as proposições.

Os projetos vão ser encaminhados com regime de urgência. Apenas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre as regras de aposentadoria não deve chegar com essa exigência de tempo, em função da legislação.

O governo seguia aguardando a promulgação da PEC 06/2019, da Reforma da Previdência, no Congresso, o que ocorreu na manhã desta terça, para encaminhar os textos à Assembleia.

Em reação, são aguardados protestos, especialmente de entidades sindicais, como a Fessergs, o Cpers e a Ugeirm. Na quinta-feira, ocorrem as primeiras manifestações de rua em Porto Alegre.