Defesa Civil estima que nível do Guaíba comece a diminuir nos próximos dias

Em São Sebastião do Caí o recuo das águas viabilizou o retorno de famílias para residências

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba / Arquivo

A Defesa Civil de Porto Alegre estima, que nos próximos dias, o Guaíba comece a baixar devido à previsão dos ventos que favorecem o escoamento das águas para a Lagoa dos Patos. Na medição da manhã desta sexta-feira, o nível se manteve estável em 2,34 metros na estação Cais Mauá. A elevação dos últimos dias se deu pela influência das bacias do Jacuí, Caí, Taquari e dos Sinos que ainda estão acima da cota normal e escoam para o Guaíba.

A região do Arquipélago ainda apresenta pontos de inundação tanto em via pública quanto em residências. Até o momento, nenhuma família foi realocada, conforme a Defesa Civil da Capital.

São Sebastião do Caí

Em São Sebastião do Caí, a manhã desta sexta-feira foi de auxílio para 23 famílias que estavam fora de casa em função da cheia do rio Caí. Desde a terça-feira, 48 adultos e 27 crianças estavam alojadas no ginásio do Centro Integrado Navegantes. O rio Caí atingiu a marca de 12,70 metros e invadiu áreas dos bairros Navegantes, Vila Rica, Rio Branco e Quilombo.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Pedro Griebler, o nível do Caí estava em 10,70 metros, às 10h, recuando em média 10 centímetros por hora.