Operação da PF e PC mira quadrilha que distribuía cocaína no RS

Cerca de 50 policiais federais e civis estão cumprindo seis mandados de busca no município de Camaquã

cocaína operação pr
Foto: Polícia Federal./Divulgação.

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Civil (PC), deflagrada na manhã desta terça-feira, mira uma organização criminosa que promove o tráfico de drogas, entre elas, cocaína, e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul. A ofensiva é chamada de Operação Conesul III.

A investigação começou em maio de 2018, pela PC, e identificou que um grupo criminoso adquiria cocaína na fronteira do Brasil com Paraguai para fazer a distribuição em Camaquã, Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul e São Gabriel. A PF entrou no caso em abril deste ano, já que a Justiça Estadual considerou se tratar de tráfico internacional de drogas.

Durante as investigações foram aprendidos 17,9 quilos de cocaína em Osório/RS, em julho do ano passado. Outros 6,4 quilos da droga foram localizados em Guaíra (PR), em novembro do mesmo ano. Duas pessoas foram presas em flagrante.

Hoje, cerca de 50 policiais federais e civis estão cumprindo seis mandados de busca no município de Camaquã. A Justiça autorizou também o sequestro de imóveis, bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos.