Primeiro dia de Enem tem movimentação intensa em Porto Alegre

Capital registrou movimentação intensa em torno das 12h, quando os portões abriram nos locais das provas

enem porto alegre
Foto: Guilherme Almeida

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo. São aplicadas as provas de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias com 90 questões. No próximo domingo, dia 10 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial deve ser divulgado no próximo 13 de novembro e a liberação das notas em janeiro do próximo ano.

Cerca de 5,1 milhões de candidatos inscreveram-se em todo o país para o exame feito em mais de 1,7 mil municípios com 10,1 mil locais de prova. O Rio Grande do Sul teve quase 218,4 mil inscritos. Em Porto Alegre, a movimentação já era intensa em torno das 12h, quando os portões abriram nos locais das provas. O exame começou às 13h30min e término acontece às 19h.

Na Escola Técnica Estadual Parobé, na avenida Loureiro da Silva, 945, um grande número de candidatos já estava concentrado na calçada. Agentes da EPTC permitiam que o desembarque em fila dupla.

Expectativas 

Alina Garcia, 45 anos, estava com a filha Ana Carolina, 17 anos, que estreava no Enem. “É a primeira vez. Não estou nervosa. Estou fazendo para treinar pois ainda estou no segundo ano”, contou. “Vale a pena treinar”, enfatizou, lembrando que ainda não sabe qual curso escolherá no próximo ano. A mãe dela estava tranquila. “Ela teve a iniciativa e a gente apoiou. É importante treinar,quebra o clima do desconhecido”, disse.

Já Davi Neves Cavallero Martins, 18 anos, almeja cursar Teatro. “Vim para passar”, garantiu. “Fiz um intensivo, fiz alguns aulões.”, destacou. A amiga dele, Isabele Moreira Miranda, 18 anos, contou que fez cursinho desde o início do ano. “É a primeira vez. O segredo de fazer uma boa prova é a tranquilidade, sem pressão e ser confiante”, garantiu. Ambos recordaram o apoio da família.

Para Ana Carolina Rocha da Silva, 19 anos, o Enem é novamente um desafio em sua vida. “É a quarta vez que faço”, esclareceu, revelando que sonha em fazer Educação Física. Este ano, com a conclusão do ensino médio, ela teve tempo livre para o estudo apesar conciliar com o trabalho. “Estudei de manhã ao longo do ano. No final de semana deixava livre para não ficar tão pesado. Na última semana dei um intensivo e me puxei na redação pois treinei bastante, assisti bastante vídeo-aula, dicas e simulados. Acho que agora estou bem preparada”, detalhou. “O importante é não desistir nunca”, concluiu.

Dois amigos conversam animadamente antes da abertura do portão. “É a primeira vez. Deixei para estudar mais no segundo semestre. Estou bem tranquilo e acho que estou preparado”, afirmou Ryan Delvaci Monteiro Ribeiro, 18 anos, que pretende cursar Engenharia Mecânica. “Uma mapa mental é muito bom: ligar palavras chaves ao tema”, recomendou.

Por sua vez, Gabriel Kuch Rodrigues, 18 anos, quer fazer História. “Contei com minha escola”, ressaltou, acrescentando que estudou mais o que “não estava indo bem” pois costuma praticar o autoconhecimento e avaliar o conteúdo no qual não está bem. “Preciso saber o que preciso. É ter confiança e fé”, opinou.