Rio Grande nega omissão após protesto da Havan por atraso em obra

Empresário Luciano Hang instalou um painel que contabiliza os dias em que a obra da Havan de Rio Grande ficou parada

Dono das lojas Havan publicou vídeo com críticas à Prefeitura de Rio Grande nas redes sociais
Dono das lojas Havan publicou vídeo com críticas à Prefeitura de Rio Grande nas redes sociais | Foto: Reprodução/Twitter/Luciano Hang

Uma ação do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, causou polêmica em Rio Grande. Vestindo roupas de super-herói, nas cores verde e amarelo, o catarinense inaugurou um “atrasômetro”. O painel contabiliza a demora para obter o alvará do estabelecimento na cidade da metade Sul. Nas redes sociais, Hang criticou a burocracia enfrentada pelos empresários no país. “Faz 150 dias que nós estamos esperando o alvará para começar a construir”, protestou. “Tudo pronto, obra comprada e nada”, completou o dono da Havan.

Resposta da Prefeitura

O protesto feito no fim da última semana provocou reação da Prefeitura de Rio Grande. Também nas redes sociais, o prefeito Alexandre Lindenmeyer respondeu ao empresário. O chefe do Executivo municipal garantiu que a cidade dá prioridade máxima na análise técnica dos projetos de empreendimentos. “Tudo aquilo que está ao alcance e é de responsabilidade e competência da Prefeitura Municipal do Rio Grande, nós temos realizado”, afirmou mencionando a geração de emprego e renda advinda com a obra.

Uma das reclamações do dono da Havan refere-se às obras de acesso ao terreno do empreendimento. A construção das vias é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Segundo o prefeito de Rio Grande, a cidade busca alternativas para acelerar as intervenções. Lindenmeyer destacou a importância da inauguração da loja para a comunidade local.

Histórico

A construção da loja havia sido anunciada em março. A obra chegou a ser paralisada temporariamente, por ordem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), quando foram encontrados artefatos históricos em escavações feitas no terreno do empreendimento. A Havan estima gerar, aproximadamente, 700 empregos diretos e indiretos em Rio Grande.