Defesa Civil emite alerta de inundação para 16 bacias do RS

Pode haver transtornos em General Câmara, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo e na região das Ilhas, em Porto Alegre

Sobe para 12 número de municípios que decretaram emergência no RS
Sobe para 12 número de municípios que decretaram emergência no RS. Foto: Ricardo Junior / Divulgação / CP

A Defesa Civil estadual emitiu, no fim da tarde desta sexta-feira, um alerta de inundação para as bacias dos rios Quaraí, Santa Maria, Negro, Mirim, São Gonçalo, Camaquã, Vacacaí, Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Lago Guaíba, Gravataí, Sinos, Caí, Taquari, das Antas e Pardo. Mais de 7 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, desde a madrugada de terça.

Nas bacias mencionadas, a Defesa salienta que os principais rios devem seguir apresentando picos de cheia, nos próximos dias, em função do deslocamento das ondas de cheia para as regiões mais baixas. O destaque é para o rio Jacuí, nas regiões dos Vales e Metropolitana, com possíveis transtornos em General Câmara, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo e a região das Ilhas, em Porto Alegre.

Ainda conforme o órgão, 30 pessoas seguem desabrigadas e 248 desalojadas, em 32 cidades. Dessas, oito decretaram situação de emergência: Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polênise, Dilermando de Aguiar e Ibarama.

O caso mais grave é o de Dom Pedrito, com 4,2 mil pessoas afetadas e pelo menos mil casas atingidas pelos vendavais de terça. Na sequência, Bagé teve 840 pessoas atingidas, Porto Alegre soma 348 e Caguçu, 300.