A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul passou a contar, pela primeira vez na história, com uma funcionária transexual em um gabinete parlamentar. A militante Natasha Ferreira assumiu o cargo no gabinete da deputada Luciana Genro (PSol) em outubro.
Natasha é ativista dos direitos humanos e defensora da comunidade LGBT. Estuda Gestão Pública e compõe a Setorial LGBT do PSol-RS e a Emancipa Mulher, uma escola feminista e antirracista em Porto Alegre. No gabinete de Luciana, ela atua na elaboração de iniciativas e projetos em defesa da população LGBT.
“É com muito orgulho que aceito esse desafio de reforçar a luta em defesa da população LGBT dentro da Assembleia, sob a liderança da Luciana e no diálogo conjunto com os movimentos sociais. [O fato de] Que apenas em 2019 esta casa tenha uma assessora trans revela muito sobre como nossa população sempre esteve afastada dos espaços de poder”, disse Natasha.
Para Luciana Genro, a atuação de Natasha fortalece ainda mais as iniciativas em defesa da comunidade LGBT. “A Natasha é uma militante aguerrida e tem muito a contribuir nas lutas contra o preconceito e por mais direitos. É fundamental que cada vez mais as próprias pessoas LGBTs ocupem a política e transformem estes espaços”, considerou a deputada.