Câmara Setorial da Noz-Pecã define data da abertura da colheita

Será no dia 24 de abril de 2020 no município de Anta Gorda.

Será no dia 24 de abril de 2020, quando também será realizado o Encontro Estadual da Nogueira–Pecã, no município de Anta Gorda.
Crédito foto: Fernando Dias/Seapdr

A abertura oficial da colheita da noz-pecã no Rio Grande do Sul já tem data e local confirmados. Será no dia 24 de abril de 2020, quando também será realizado o Encontro Estadual da Nogueira–Pecã, no município de Anta Gorda. O anúncio foi feito durante a segunda reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã, que ocorreu na tarde de terça-feira (29) na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Participaram do encontro, técnicos, pesquisadores, produtores, empresas e indústrias do setor.

Escolha do novo coordenador

Por aclamação, a coordenação da Câmara Setorial ficará a cargo do vice-presidente do Instituto Brasileiro da Pecanicultura (IBPecan), Demian Segatto da Costa, com apoio dos técnicos da Seapdr.

Durante a reunião, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Carlos Martins apresentou os encaminhamentos sobre o andamento de registros para produtos fitossanitários para a cultura da noz-pecã, importante pleito do setor. Carlos Martins participou em São Paulo da reunião do Grupo Minor Crops, que trata das Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI).

A reunião contou também com a participação do auditor da Receita Estadual Diovane Garcia, o qual ouviu a reivindicação do setor sobre tributação e aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a Nota Fiscal Eletrônica – NFE.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de noz-pecã do país, com 1,2 mil produtores, de 96 municípios, envolvidos na atividade. A produção é de 3,7 mil toneladas, e a receita agropecuária chega a R$ 34,8 milhões.