Sobe para 5,5 mil o número de pessoas afetadas em função dos temporais no RS

Situação mais crítica ocorre em Dom Pedrito; Defesa Civil alerta ainda para elevação dos rios

Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação

Subiu de 5.128 para 5.531 o número de pessoas afetadas pelos temporais registrados desde essa terça-feira no Rio Grande do Sul. Conforme última atualização da Defesa Civil Estadual, divulgada na manhã desta quarta-feira, nove municípios informaram estragos ao órgão, em função de vendaval e alagamentos. Em relação aos danos materiais, 1.316 prédios foram atingidos pela chuvarada.

O ponto mais crítico segue sendo a cidade de Dom Pedrito, onde mais de mil residências foram atingidas e mais de 4 mil pessoas afetadas. Em Cachoeira do Sul, quatro pessoas tiveram que sair de casa em razão do destelhamento de casas. Os ventos nas cidades chegaram a 145 Km/h e 93 Km/h, respectivamente.

Além de Dom Pedrito, as cidades de Santana do Livramento, Bagé, Cachoeira do Sul, Piratini, Canguçu, Santa Maria, São Gabriel e São Pedro do Sul compõem a lista de municípios atingidos.

Até o momento, apenas Dom Pedrito prepara decreto de situação de emergência. Equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros especializadas na remoção de árvores e desastres, já foram deslocadas para a cidade do sudoeste do Estado para auxiliar os
moradores e autoridades locais.

De acordo com a Defesa Civil, a situação que preocupa no momento é o nível dos rios que seguem em elevação. Em São Gabriel, lonas estão sendo entregues às famílias afetadas pelo temporal. Ainda nesta quarta-feira, as famílias ribeirinhas serão orientadas a se retirarem de suas casas devido a possíveis alagamentos.