Sem receber nenhuma proposta, Largo dos Açorianos segue disponível para adoção

A partir de agora, espaço entrará nas adoções convencionais podendo ser adotado a qualquer momento por uma pessoa física ou jurídica

Foto: Laura Gross/Rádio Guaíba

Sem receber nenhuma proposta de adoção durante prazo de chamamento público, que encerrou nesta quarta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre irá manter a possibilidade de interessados adotarem o Largo dos Açorianos, na Cidade Baixa. A partir de agora, o espaço entrará nas adoções convencionais podendo ser adotado a qualquer momento por uma pessoa física ou jurídica.

Os interessados podem encaminhar propostas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), seguindo os mesmos moldes do edital de Chamamento Público. Além do Açorianos, há outras 590 praças e seis parques disponíveis para adoção.

As propostas de adoção podem ser entregues em horário comercial, na sede da Smams (rua Luiz Voelcker, 55, sala 315, bairro Três Figueiras). O adotante poderá instalar elementos identificadores da parceria e utilizar o local para realizar eventos e atividades institucionais, acolhendo o público frequentador.

O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período. Os principais serviços a serem realizados pelo adotante são corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varrição e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental e informativa com placas, respeitando especificações técnicas previstas no documento.

Em busca de adotante

Dois meses depois de reinaugurado, o Largo dos Açorianos se tornou um ponto de encontro na área central da cidade. Os finais de semana de sol atraem um público que aproveita o local revitalizado, com muito paisagismo e infraestrutura moderna.

O local foi qualificado paisagisticamente, com intervenções em toda a sua extensão e aplicação de tinta antipichação. O local recebeu iluminação cênica, paraciclos, passeio público de concreto, esplanadas, queda d’água, fontes de jatos de água, lixeiras, piso podotátil, arquibancadas, bancos em concreto e nova iluminação pública.

Confira o edital de chamamento público com as regras estabelecidas site da prefeitura.