Taxistas podem utilizar as faixas exclusivas de ônibus a partir desta segunda

Liberação vale para todas as faixas exclusivas da cidade e terá duração de alguns meses, para teste e avaliação

taxis
Foto: Alina Souza / CP

A partir desta segunda-feira, os táxis podem trafegar também nas faixas exclusivas para ônibus das avenidas Independência e Mostardeiro, em Porto Alegre. Os motoristas podem utilizar as vias quando estiverem com ou sem passageiros embarcados. A liberação vale para todas as faixas exclusivas da cidade e terá duração de alguns meses, para teste e avaliação.

Com isso, a prefeitura pretende incentivar o uso do táxi, um serviço público que perdeu espaço nos últimos anos. Em 2014, Porto Alegre contava com 10 mil condutores cadastrados. Hoje, são 6.305 – uma redução de 37% nos últimos cinco anos. A frota também apresenta redução. Passou de 3905 prefixos, em 2014, para 3.817 atualmente. Isso significa 88 táxis a menos na Capital – uma média de 17 carros a menos a cada ano.

Ao permitir que os táxis utilizem as faixas exclusivas, a prefeitura está dando mais competitividade ao serviço, principalmente nos horários de pico. A ideia não é nova e já é bastante utilizada em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com mais agilidade nas viagens, espera-se uma diminuição no tempo de deslocamento dos clientes. Isso pode atrair novos passageiros e reduzir o consumo de combustíveis e emissão de poluentes.

Faixas exclusivas já existentes

Cristóvão Colombo, Júlio de Castilhos, Independência, Voluntários da Pátria, Cavalhada, Nonoai, Brasil, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, Ipiranga, Rodoviária (Rua da Conceição), Independência e Mostardeiro.

Faixas exclusivas que serão implantadas até março

Goethe, Conceição – Bairro/Centro, Conceição Centro/Bairro, Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva – sentido túnel, Paulo Gama/Eng. Luiz Englert, Siqueira Campos, Ipiranga Bairro/Centro II (Antônio de Carvalho até Barão do Amazonas), Ipiranga Bairro/Centro III (Barão do Amazonas até João Pessoa), Silva Só, Azenha, 24 de Outubro e Plínio Brasil Milano Bairro/Centro.