Feirão de renegociação de dívidas começa hoje em Porto Alegre e outras 50 cidades

Na capital, o atendimento acontece no Largo Glênio Peres ao lado do Mercado Público

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Começa hoje e segue até o dia 8 de novembro, o Super Feirão Zero Dívida, no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL POA), reúne cerca de 50 entidades do varejo e empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras. O objetivo da ação é oportunizar aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um ano novo com as contas em dia.

Em Porto Alegre, os atendimentos começam a partir do meio-dia desta segunda-feira, em uma estrutura de 75m² que estará montada ao lado do Mercado Público. No local, interessados poderão fazer consultas de CPF no banco de dados e ter acesso aos seus débitos. O ponto de atendimento da Capital terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Além da capital gaúcha, o evento é promovido em outras 50 cidades.

Gaúchos endividados

No Rio Grande do Sul, a taxa de inadimplência já chega a 30,3%, o que equivale a aproximadamente 2,66 milhões de pessoas. Em comparação com os demais estados da região Sul do país, o Rio Grande do Sul desponta com o maior percentual – Santa Catarina tem 26,9% de taxa de inadimplência e, Paraná, 28,5%. Em Porto Alegre, os consumidores inadimplentes somam 30,1% da população – cerca de 353 mil pessoas.

A campanha propõe facilitar acordos entre credores e devedores, em ações nas quais todos são beneficiados: inadimplentes terão novamente poder de compra e empresas poderão atualizar dados de seus clientes e ter uma melhora significativa no crédito. A data do evento propicia que o consumidor aproveite os saques antecipados do FGTS para pagar dívidas, além de possibilitar que planeje com mais tranquilidade o uso da primeira parcela do 13º salário e os tradicionais gastos de final de ano.