Plantio do arroz avança no Rio Grande do Sul

A produtividade média inicial estimada é de 7.813 quilos por hectare.

Segundo a Emater/RS-Ascar para safra 2019-2020,serão plantados 961.377 hectares de arroz no Estado, com redução de área de 2,03%
Foto: Fernando Dias/Seapdr

Conforme o levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar para safra 2019-2020, serão plantados 961.377 hectares de arroz no Estado, com redução de área de 2,03% em relação à safra anterior. A produção estimada é de 7.510.872 toneladas, um acréscimo de 4,71% em relação à safra 2018-2019. A produtividade média inicial estimada é de 7.813 quilos por hectare. A maior parte (83%) das lavouras de arroz no Estado localizam-se em áreas das regiões administrativas de Bagé, Porto Alegre e Pelotas.

Regiões administrativas de Bagé, Porto Alegre e Pelotas

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, iniciou o plantio das lavouras. As áreas já implantadas encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo. Na semana anterior, os trabalhos de semeadura das lavouras de arroz foram paralisados devido à sequência de dias chuvosos. Os produtores que efetuaram plantio monitoram as lavouras, a fim de manter adequadas as condições de drenagem de excessos de água, dessa forma evitando os riscos de perdas de estande e/ou a necessidade de replantio. Produtores aguardam condições de tempo firme para continuidade dos trabalhos de semeadura, preferencialmente ainda em outubro.

Na regional de Pelotas, a cultura segue em semeadura, atingindo 55% da área para essa safra. As chuvas inviabilizaram o avanço na semeadura.

Na regional de Porto Alegre, estão implantadas 25% das lavouras previstas. A intensificação do preparo do solo e o plantio foram prejudicados pelas fortes chuvas da última semana, que causaram alagamentos de áreas e estragos em taipas que terão que ser refeitas.

Na regional de Soledade, a cultura já está implantada em 19,7% da área. As precipitações ocorridas na semana paralisaram a semeadura; orizicultores aguardam condições ideais de solo para retomar a operação de plantio.

Na regional de Santa Maria, o arroz está em fase de plantio e atingiu até o momento
21% da área prevista para a safra 2019-2020.

Fonte: EMATER/Ascar