Roger é indicado para receber medalha do Mérito Farroupilha

Medalha será concedida após requerimento do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT); parlamentar citou atuação de Roger contra o racismo.

Roger Machado comanda o Bahia | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Roger Machado comanda o Bahia | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o requerimento para concessão da medalha do Mérito Farroupilha ao técnico Roger Machado. O ex-atleta tem 45 anos e é natural de Porto Alegre. Atualmente, o treinador comanda a equipe do Bahia. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

O parlamentar apontou que a homenagem para Roger tem como objetivo “fortalecer a luta anti-racismo”. No início do mês, o técnico comentou sobre a condição dos negros no esporte, denunciando a discriminação racial na sociedade. “A estrutura social é racista, sempre foi racista”, comentou após o jogo entre Fluminense e Bahia. “As pessoas podem falar que não há racismo porque estou aqui e eu nego, há racismo porque só eu estou aqui”, completou.

Trajetória de Roger

Roger Machado Marques começou sua carreira de jogador na década de 1990, atuando com a camisa do Grêmio. No tricolor, conquistou três copas do Brasil, uma Libertadores, um Brasileiro, uma Recopa Sul Americana e quatro estaduais. Depois de jogar no exterior, o atleta defendeu o Fluminense, conquistando mais uma Copa do Brasil.

Como treinador, Roger trabalhou no Juventude e no Novo Hamburgo. O técnico assumiu o comando do Grêmio em 2015 e, em 2016, montou o time que encerrou o jejum de 15 anos sem títulos de expressão. Depois de passagens pelo Atlético Mineiro e pelo Palmeiras, o treinador foi contratado pelo Bahia em 2019.

O técnico chegou a ser cogitado para comandar o Inter após a demissão de Odair Hellmann, mas preferiu cumprir seu contrato com o clube baiano.