Chuva volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Existe a possibilidade de precipitação localmente forte, com trovoadas e ocasional granizo isolado

Chuva deve voltar ao RS no domingo | Foto: Alina Souza / CPMemória

Chove desde cedo neste domingo no Oeste gaúcho, com áreas de instabilidade vindas das províncias argentinas de Corrientes e Misiones. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens, mas a nebulosidade aumenta durante o dia.

À medida que a chuva avança a partir do Oeste, o tempo se instabiliza na maior parte do Rio Grande do Sul. Mais ao Leste gaúcho, a chuva chega à tarde. Existe a possibilidade de precipitação localmente forte, com trovoadas e ocasional granizo isolado no deslocamento da instabilidade pelo território gaúcho. Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar entre 12°C e 22ºC.

Alegrete

É muito difícil um outubro passar sem enchente no Oeste do Rio Grande do Sul. O mês é o de maior ocorrência de inundações na região tradicionalmente, efeito dos sistemas de instabilidade que atuam com força na primavera no Norte da Argentina e costumam produzir grandes acumulados de precipitação. Em anos de El Niño forte a intenso, como foi 2015, as enchentes costumam assumir grandes proporções.

Hoje, Alegrete passa por um quadro de enchente. O Rio Ibirapuitã subiu muito com a chuva ocorrida durante esta semana e começou a alagar áreas ribeirinhas. Áreas de instabilidade vão trazer chuva de volta domingo para Alegrete, mas os volumes não serão muito altos para permitir um agravamento da cheia. E, na sequência, o tempo seco deve predominar ao longo do restante da próxima semana, baixando as águas.