Bolsonaro tira Joice Hasselmann da liderança do governo no Congresso

Situação da deputada ficou insustentável após ela assinar lista de apoio à permanência de Delegado Waldir na liderança do partido na Câmara

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro resolveu retirar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) da liderança do governo no Congresso. O substituto no cargo vai ser o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), segundo apurou o jornal O Estado de S.Paulo. Ele é vice-líder do governo no Senado atualmente.

A situação de Hasselmann ficou insustentável no governo, nessa quarta-feira, após a deputada assinar uma lista de apoio à permanência de Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara. Bolsonaro articulou para um dos filhos dele, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP), assumir a função.

Hasselmann havia sido escolhida líder do governo em fevereiro, pela indicação dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e tinha bom trânsito com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que no início do governo era responsável pela articulação política.

Ela vinha perdendo espaço, no entanto, desde que a a articulação ficou a cargo da Secretaria de Governo, em agosto. O ministro Luiz Eduardo Ramos, titular da pasta, deu preferência ao líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Procurado, o Palácio do Planalto disse que não vai comentar a troca de nomes.