Pouso Novo sedia 3º Encontro da Soberania Alimentar e Troca de Sementes

O evento, com início previsto para as 13h30, ocorre no CTG Tropilhas da Serra.
Foto: Emater

Como parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e celebrado no dia 16 de outubro, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal de Agricultura de Pouso Novo programam para a sexta-feira (18/10) a terceira edição do Encontro da Soberania Alimentar e Troca de Sementes. O evento, com início previsto para as 13h30, ocorre no CTG Tropilhas da Serra.

Na ocasião haverá palestra com o tema “Segurança alimentar com agroflorestal”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ivan Bonjorno. Logo após, por meio do Programa Socioassistencial, haverá tarde campo sobre podas e cuidados com o pomar doméstico, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e direitos sociais, com debate sobre Previdência. A atividade será encerrada com benção, troca de sementes e lanche.

Semana da Alimentação no Rio Grande do Sul

O evento também é parte da Semana da Alimentação no Rio Grande do Sul, que ocorre de 14 a 20 de outubro, com o tema “Segurança alimentar: pela vida saudável e contra a fome e a miséria”. “A intenção não apenas deste, mas de outros eventos, é promover um amplo debate sobre o tema, alertando para a problemática da fome, reforçando hábitos saudáveis e conscientizando a população para o tema”, explica a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.

Outros municípios do Vale do Taquari, como Colinas, Bom Retiro do Sul e Progresso, também programam atividades alusivas à data. Em Lajeado, dois eventos serão realizados na próxima semana (14 e 18/10), o primeiro junto à Feira, que ocorre na Praça do Papai Noel, o segundo na feira promovida próxima ao Parque dos Dick. Todas as informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar no site www.emater.tche.br, no link Calendário de Eventos.

FONTE: Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado