Aras mantém em GT da Lava Jato procuradores de gestão anterior

Grupo havia pedido demissão coletiva dos postos nos últimos dias do mandato de Raquel Dodge, em setembro

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, designou nesta quarta-feira sete procuradores para atuarem no grupo de trabalho responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os escolhidos, cinco exerceram a mesma função na gestão da ex-procuradora-geral Raquel Dodge.

Reintegrados ao GT, Luana Vargas, Maria Clara Noleto, Hebert Mesquita, Victor Riccely e Alessandro Oliveira haviam pedido demissão coletiva dos postos nos últimos dias do mandato de Raquel Dodge, em setembro. Na ocasião, eles disseram que o ato se deu por discordância pelo modo como ela conduziu a operação, sem entrar em detalhes.

Entretanto, o grupo já havia concordado em voltar para o GT da Lava Jato, conforme anunciado pelo procurador-geral da República interino, Alcides Martins, que ocupou o cargo durante o período de transição.

Além dos cinco, agora confirmados por Aras, vai integrar o GT o procurador Leonardo Sampaio de Almeida. O coordenador vai ser José Adonis Callou de Araújo Sá, que fica a cargo de fazer as sustentações orais na Segunda Turma do Supremo nos casos da operação. A portaria com as nomeações aparece no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

O GT da Lava Jato na PGR auxilia o PGR nos casos que envolvam pessoas com foro privilegiado no Supremo, como ministros e parlamentares. Cabe aos membros do grupo realizar oitivas, participar da produção de provas, de audiências judiciais, requisitar documentos e informações, entre outras tarefas.