Comemorando 124 anos, Correio do Povo estreia atualização gráfica do impresso e lança novos podcasts

No dia do aniversário do jornal, os leitores ganham muitas novidades, tanto no papel como nos meios digitais

Correio do Povo
Foto: Jonathas Costa / Especial / CP

Toda a festa merece presentes. No dia em que o Correio do Povo comemora 124 anos de história, os leitores ganham muitas novidades, tanto no papel como nos meios digitais. As ações fazem parte das comemorações do aniversário do jornal. O Correio é o diário há mais tempo em atividade no Rio Grande do Sul e um dos mais tradicionais do Brasil.

Na edição impressa que marca o início do ano 125, uma atualização gráfica moderniza o desenho das páginas e das capas dos cadernos.

As colunas ganharam novos cabeçalhos e os títulos das matérias e notas ficaram mais leves. A capa do jornal também foi reformulada. Todas as alterações buscam dar maior leveza ao desenho do jornal, sem deixar de reafirmar as principais marcas que perpetuam a história centenária do CP.

Os vídeos publicados no canal Correio do Povo play no YouTube também recebem nova identidade visual. Assim como no impresso, os materiais receberam um desenho mais moderno, mas com a preservação das adaptações características do meio digital.

No Instagram, o dia também marca o lançamento do programa Direto ao Ponto, publicado ao final da tarde nos stories do perfil do jornal. O programa vai abordar os temas do momento de maneira dinâmica e na linguagem própria das redes sociais. Uma edição exclusiva em formato de podcast também será publicada diariamente e vai oferecer ao leitor a oportunidade de se aprofundar mais no assunto do dia.

Novidades para ouvir onde e quando quiser

Apresentados por repórteres, editores e colunistas, os episódios abordam temas variados, para todos os tipos públicos, como política, literatura, esportes, cultura, música, meio ambiente e regionalismo. Serão 13 programas.

Três deles terão atualização diária. Além do podcast Direto ao Ponto, onde o editor de web Tiago Medina trará a repercussão sobre o principal assunto do dia ao lado dos jornalistas da redação do jornal, o programa Há um Século no CP contará com uma edição especial para relembrar o que foi notícia no século passado. A cada episódio o jornalista Alfredo Possas e o colunista Renato Bohusch analisam as matérias sob o contexto histórico da época.

Papo com Juremir Machado trará o jornalista, colunista e professor para apresentar seu ponto de vista dos temas em debate.

A cada semana também serão disponibilizados edições do podcast Matriz, sobre o cenário político no Rio Grande do Sul e com a participação de Maurem Xavier e Taline Oppitz, o CP Futebol Clube, com as notícias da Dupla Gre-Nal, e o CPop, um bate-papo entre Márcio Gomes, Samantha Klein e Carlos Corrêa sobre cinema, games, HQs e séries.

ArteDebater, onde as discussões do mundo cultural ganham o palco com a mediação de Luiz Gonzaga Lopes, e o Campereadas, onde Paulo Mendes apresenta novas crônicas, contos e causos sobre o cotidiano do homem do campo completam a lista de programas semanais.

Ainda serão disponibilizados episódios mensais de programas cuja abordagem se dará com maior profundidade. É o caso do Não Tem Fora, onde os jornalistas Eric Raupp e Veridiana Dalla Vechia vão tratar dos principais desafios ambientais do planeta. No Forense, Samantha Klein abordará casos policiais de grande repercussão no Estado e os desafios da investigação.

Simone Schimidt apresentará o Outros Mundos, um espaço para analisar, junto com entrevistados especiais, os impasses mundiais nas áreas das ciências e das relações humanas.

Para os amantes de rock’n’roll, o blog Cena Rock também lançará um podcast para abrir espaço para bandas e músicos que fomentam o cenário no Rio Grande do Sul.

Já o Livros A+, que também tem um espaço de blog no site do Correio do Povo, trará na versão em podcast análises, histórias, bastidores e lançamentos literários.

Onde ouvir

Todos os episódios estarão publicados nos principais serviços de reprodução como Spotify, Deezer, Apple Music, Google Podcasts, Cast Box, Breaker, RadioPublic e Overcast. As produções também estarão disponíveis no site do Correio do Povo pelo endereço correiodopovo.com.br/podcasts