O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta segunda-feira, durante entrega de viaturas e armamentos à Brigada Militar (BM), a intenção de chamar novos agentes para a segurança pública até o final deste ano. Leite garantiu que diferentes secretarias, como a Segurança Pública e o Planejamento, já estão trabalhando para que se possa apresentar, em breve, o cronograma dos novos chamamentos. Até agora, o Estado convocou 2 mil policiais aprovados no último concurso da Brigada Militar.
“A rigor, nós poderíamos chamar esses aprovados apenas no final do prazo de validade do concurso, mas nós estamos trabalhando para poder fazer o chamamento”, disse o governador. Ressaltou que é preciso levar em conta o poder fiscal do Estado e também a capacidade das escolas de treinamento. Reforçou, entretanto, que o planejamento para os próximos três anos será anunciado nas próximas semanas. Também salientou a necessidade de apoio da bancada federal e das iniciativas privadas para qualificar a estrutura da segurança pública no Estado.
Sobre as entregas realizadas nessa manhã, Leite comemorou a redução dos números da criminalidade. Ainda ressaltou que “se tem uma estratégia de segurança” em andamento no Rio Grande do Sul. “São quatro frentes: combate, prevenção, facilitação do atendimento ao cidadão e aperfeiçoamento do sistema penitenciário”, disse ele. Sublinhou, no seu entendimento, que esta é a diferença de estratégia entre a atual gestão e governos passados.
No total, 41 fuzis, 49 espingardas e 65 sparks (armas de choque) foram repassadas para 83 cidades diferentes. Também foram entregues dois micro-ônibus e 24 viaturas para 17 cidades diferentes.