Corrida pela Paz pede mais segurança para os moradores da Restinga

Evento sócio-esportivo percorre ruas do bairro da Zona Sul da capital

Atletas profissionais e amadores, adultos, jovens e crianças participam na manhã deste domingo da 8ª edição da Corrida pela Paz, em Porto Alegre. O evento é realizado para chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a violência que afeta moradores do extremo Sul da Capital.

O bairro Restinga Velha sofre com os altos índices de violência. Algumas áreas da região ainda são dominadas por traficantes, colocando em risco a vida de cerca de 60 mil pessoas.

A iniciativa é organizada pelo Centro Social Padre Pedro Leonardi e teve início às 8h30min. Há duas modalidades para os participantes. A corrida de 5 km e a Kids, exclusiva para crianças. A corrida teve largada no Centro Social que fica na Rua Chácara do Banco, 71, na Restinga Velha.

De acordo com o diretor da instituição organizadora, Claudionir Ceron, o esporte é uma ótima ferramenta para socialização do cidadão e mesmo com a violência é necessário enfrentar os problemas de frente. “Este será o oitavo ano que faremos a Corrida pela Paz. Apesar da violência, que assusta a todos, é possível realizar atividades e enfrentar o problemas de frente”, afirma.

A estrutura é de uma corrida profissional com estacionamento no local, policiamento, posto de recolhimento de chip para controle da organização, bem como, pontos de hidratação ao longo do percurso com distribuição de água. Os atletas terão acesso à frutas e barra de cereal ao final das provas. Ao final, os primeiros colocados receberão troféus.