RS tem novo concurso de carcaça e premia criatórios por eficiência de carcaças

A agropecuária Porongos, de Santa Bárbara do Sul (RS), conquistou o prêmio de melhor lote de fêmeas definidas.

Prova avalia as carcaças abatidas dentro do Programa Carne Angus Certificada
prova avalia as carcaças abatidas dentro do Programa Carne Angus Certificada. Crédito: Stéphany Franco

Pecuaristas da região de Panambi entraram no circuito de concursos de carcaça da raça Angus, uma tendência no país. A disputa – que teve premiação entregue na sexta-feira (27/9) – contou com a participação de dez criatórios e abateu 100 animais sob o olhar criterioso dos criadores. A prova avalia as carcaças abatidas dentro do Programa Carne Angus Certificada quanto ao acabamento de gordura, idade e padrão racial e é uma forma de qualificar o trabalho a campo uma vez que promove a troca de informação entre os criadores.

A agropecuária Porongos, de Santa Bárbara do Sul (RS), conquistou o prêmio de melhor lote de fêmeas definidas. O título foi para o lote 09, do criador Osmar Villani, que alcançou uma média de peso de 225,33 kg e 94 pontos na disputa. Para o criador Osmar Villani, o segredo para obter um bom acabamento de carcaças é a alimentação, visto que a engorda do Angus é facilitada. “Trabalho com a raça há cinco anos e é preciso acompanhar diariamente o rebanho para que os resultados sejam cada vez mais expressivos”, contou.

Fêmeas

O título de melhor lote fêmeas cruza Angus foi para o lote 07, da Granja do Açude, de Santa Bárbara do Sul (RS). O lote, do criador Gilberto Stolz, fez 77,5 pontos e teve o peso médio de 187,10 kg. Entre os machos, o destaque foi para o lote 10, da agropecuária Bela Vista, propriedade do criador Fabiano Donatti de Palmeira das Missões (RS). O lote recebeu o prêmio de melhor macho definido, atingindo 82 pontos e média de peso de 238,84 kg. Segundo Donatti, os animais do seu rebanho são comprados no desmame, passam pela recria na pastagem de inverno e, após a recria, são terminados em um sistema de semi-confinamento. “A vantagem de trabalhar com Angus é que eles são muito precoces e possuem um valor agregado maior”.

Também houve premiação para outras categorias do concurso. O lote 4, da Agropecuária Casarin, garantiu o título de melhor carcaça fêmea definida. “O reconhecimento do trabalho realizado é o mais importante”, afirmou o criador Braulio Casarin, proprietário da agropecuária. Já o prêmio de melhor carcaça cruza Angus foi para o lote 05, da agropecuária Bom Retiro, propriedade do criador Paulo Strobel. A agropecuária Bela Vista também conquistou o título de melhor carcaça macho definido com o lote 10.

Programa Carne Angus Certificada

De acordo com a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, o evento tem o objetivo de aproximar a Associação Brasileira de Angus dos produtores rurais que utilizam genética Angus em diferentes sistemas produtivos. “No caso da Cotripal os animais são extremamente jovens e, devido à integração lavoura-pecuária, a maioria é criada e recriada em pastagem e terminada em sistema de confinamento ou semi-confinamento”, disse Ana Doralina, ressaltando que o abate precoce e os bons resultados de acabamento e rendimento de carcaça reforçam a qualidade da genética Angus.