A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e a Susepe retomaram, na manhã deste sábado, a operação de transferência de detidos mantidos em viaturas da Brigada Militar e Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre. Até as 13h, 188 presos foram encaminhados para casas prisionais.
Nesta etapa, recebem os apenados as Penitenciárias Modulada Estadual de Charqueadas, de Canoas, Estadual de Porto Alegre e para a Cadeia Pública de Porto Alegre. Ainda restam 71 pessoas aguardando transferência.
A ação é resultado de reunião de conciliação realizada nessa sexta-feira, na sede do Tribunal de Justiça, envolvendo instituições vinculadas à Segurança Pública.
Acordo
As autoridades firmaram acordo para que os presos custodiados em viaturas, no pátio do IPF, sejam realocados a estabelecimentos prisionais, até o fim de semana. Gradativamente, devem ser removidos também aqueles que permanecem em celas de delegacias de Polícia.
A desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, que é relatora do habeas corpus coletivo em que a Defensoria Pública contesta a permanência de presos em viaturas e delegacias, coordenou a reunião. O mérito do habeas ainda deve ser julgado pela 6ª Câmara Criminal.