Trigo já tem 3% das lavouras prontas para colher

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta quinta-feira (26/09), a área estimada nesta safra para o cultivo de trigo é de 739,4 mil hectares.

A área cultivada com canola no Rio Grande do Sul corresponde a 92,9% da área estimada para o Brasil.
Fonte: Emater/RS-Ascar

No Estado, 7% das lavouras de trigo encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo), 32% na fase de floração, 58% delas estão na fase de enchimento do grão e em 3% delas o grão já encontra-se maduro por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita.

Canola

A área cultivada com canola no Rio Grande do Sul corresponde a 92,9% da área estimada para o Brasil. E a estimativa da Emater/RS-Ascar para o plantio nesta safra é de 32,7 mil hectares, com rendimento médio de 1.258 quilos por hectare. Entre as lavouras do Estado, 12% delas se encontram na fase de floração, 46% na fase de enchimento do grão, em 20% das lavouras a canola está madura por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita, e 22% colhida. As regiões da Emater/RS-Ascar principais produtoras dessa oleaginosa são Santa Rosa, Ijuí, Santa Maria, Bagé e Frederico Westphalen, que correspondem a 93% da área cultivada com a canola no Estado.

Cevada

O levantamento da Emater/RS-Ascar para a área implantada com cevada no Estado é de 42,4 mil hectares, com rendimento médio de 2.073 quilos por hectare. Em 8% das lavouras, a fase é de desenvolvimento vegetativo, 26% delas estão em fase de floração, 50% na fase de enchimento do grão e 16% maduro por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita. De modo geral, o desenvolvimento das lavouras no Estado é considerado bom. E a área cultivada com a cultura no RS corresponde a 36,6% da área estimada para o Brasil.

Aveia Branca

A área estimada pela Emater/RS-Ascar com plantio de aveia branca para grão é de 299,9 mil hectares, com produtividade esperada de 2.006 quilos por hectare. A área cultivada com aveia no RS corresponde a 78,8% da área estimada pela Conab para o Brasil. No Estado, 2% das lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, 63% na fase de enchimento do grão, em 12% delas a aveia está madura por colher, característica que se configura entre a maturação fisiológica e o ponto de colheita, e 9% das lavouras foram colhidas.