Feira de vinhos em Bento Gonçalves espera movimentar R$ 10 milhões em negócios

Nestes três dias de evento,  seis mil compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países devem passar pela Fundaparque

A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, recebe a 2ª edição da Wine South America até esta sexta-feira. O evento é a maior feira de vinhos profissional da América Latina. Reunindo mais de 300 expositores, a Wine South America espera movimentar R$ 10 milhões em negócios.

O evento começou na quarta, dia 25, e tem adesão recorde de produtores. Nestes três dias, seis mil compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 20 países devem passar pela Fundaparque. No Brasil, os produtores presentes são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.

Conforme Jussara Konrad, gestora da Feira, “os corredores lotados mostram a qualidade do público presente. A Serra Gaúcha abraçou a Wine South America e os expositores têm dado um feedback positivo sobre as rodadas de negócios, que é o diferencial do evento”.

Negócios na Wine South America

Ainda sobre a rodada de negócios, a gestora destaca que o foco principal são as vinícolas do Brasil. “Estamos muito bem representados, temos estandes lindíssimos. Estamos na principal região vitivinícola do Brasil, aqui estão 90% das vinícolas brasileiras. Nossa ideia é ampliar o consumo de vinhos no país. Hoje, temos 1,5 litros per capita, contra 40 litros de vinho consumido por pessoa em Portugal. Queremos mudar essa cultura, o brasileiro tem que beber mais vinho.

O Sebrae marcou presença em um dos estandes da Wine South America. Para André Bordignonm, gestor de vitivinicultura e coordenador do projeto Juntos Para Competir,  “os projetos são montados para beneficiar os nossos empresários e nossas propriedades rurais. Quando mobilizamos esse grupo, vemos os objetivos deles e buscamos a capacitação desde a produção da uva, para virar um vinho de qualidade. Nossos objetivos são desde a produção. Dizemos que é do campo à mesa. Fortalecer mercado é nosso grande objetivo”.

Wine South America

Wine South America./ Foto: Jéssica Moraes.

Visita à Casa Valduga 

Representantes da Casa Valduga também estavam expondo seus produtos na feira. A vinícola oferta uma atenção especial aos espumantes. A Casa Valduga possuí a maior adega de espumantes da América Latina. Além disso, é o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil.

Durante a manhã de quinta, convidados da imprensa puderam desfrutar de um tour, seguido de degustação de vinhos e espumantes e um almoço no local, no Vale dos Vinhedos.

Degustação Vale dos Vinhedos./ Foto: Jéssica Moraes.

Lucas Simões, sommelier do espaço, destaca a produção de vinhos no país. “Hoje, a produção de vinhos no Brasil ainda é pequena se compararmos com outros grandes países, mas está crescendo muito. O brasileiro é muito curioso e busca produtos diferentes. Aqui na empresa nós vestimos a camiseta do espumante nacional. Cada vez mais queremos produzir espumantes de grande qualidade, diferentes e que combinem com o jeito brasileiro: mais festivo no ato de degustar”.

Sobre o e-commerce dos vinhos, Simões salienta a praticidade das compras na internet: ”faz alguns anos que trabalhamos com a venda online e isso está aumentando. As pessoas têm mais dinamismo na compra, as informações estão na palma da mão. Conseguimos encontrar informações mais didáticas e comprar sem medo de investir. Trabalhamos muito com o e-commerce e vamos investir cada vez mais”.

Atualmente, o grupo é composto por seis empresasCasa Valduga, a vinícola. Domno: importadora de vinhos finos. Casa Madeira: produtora de sucos, geleias, antepastos, molhos de pimenta, chás gelados e cremes balsâmico. Ponto Nero: elaboradora de espumantes jovens e modernos. Cervejaria Leopoldina: produtora de cervejas artesanais e a Vinotage, que apresenta cosméticos elaborados à base de uvas finas com ativos sustentáveis.