Vereador propõe conceder título de cidadão de Porto Alegre a Ciro Gomes

Iniciativa é do trabalhista Mauro Zacher

Ciro Gomes (e), em recente visita à Câmara, ao lado de Mônica Leal (PP) e Mauro Zacher (PDT). Foto: Débora Ercolani/CMPA

O vereador Mauro Zacher (PDT) propôs conceder o título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-candidato à presidência da República Ciro Gomes. O projeto depende de pelo menos 24 votos, dos 36 em plenário para ser validado. Ciro Gomes nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, mas aos 4 anos de idade mudou-se com a família para Sobral, no Ceará, onde cresceu. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se professor universitário.

Para Zacher, Ciro Gomes é o maior político em atividade e por isso a honraria deve ser concedida. “O Ciro Gomes é o maior expoente, hoje, da política nacional devido a sua história, biografia e capacidade de enxergar o Brasil. Ele orgulha a todos os brasileiros”, enfatiza.

Aos 25 anos, Ciro entrou para vida pública ao ser eleito deputado estadual. O trabalhista também governou a capital, Fortaleza, e o estado do Ceará, além de ter sido ministro da Fazenda e da Integração. Disputou três vezes a presidência da República e hoje é membro e vice-presidente do PDT.

Mourão e Dilma já receberam distinção

Zacher pontua ainda que a distinção cumpre, justamente, o papel de homenagear personalidades de fora de Porto Alegre. O pedetista ressalta ainda, que em junho, o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu o mesmo título. Em 246 anos, foi a primeira vez que um vice-presidente da República em atividade recebeu a medalha na sede do Parlamento Municipal. Natural de Porto Alegre, Mourão discursou, por quase 10 minutos, apontando a ligação com a Capital gaúcha.

Em 2014, a Câmara Municipal também entregou o título de Cidadã de Porto Alegre à então presidente Dilma Rousseff. A entrega da honraria ocorreu durante a solenidade de inauguração do Hospital de Restinga. Ao receber a homenagem, Dilma agradeceu à Câmara pela distinção e lembrou que, apesar de ter nascido em Minas Gerais, criou raízes na Capital gaúcha.