Porto Alegre fecha agosto com melhor saldo de empregos desde 2016

Profissionais mais requisitados foram os de limpeza

Foto: Luciano Lanes / PMPA

Porto Alegre encerrou o mês de agosto contabilizando a geração de 766 postos de trabalho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, esse é o melhor resultado, em agosto, desde 2016, quando a Capital fechou agosto com um saldo positivo de 784 empregos com carteira assinada.

Os profissionais mais requisitados foram os de limpeza e conservação de áreas públicas (com 285 vagas novas) e faxineiros (com 284). Os profissionais da saúde também tiveram mais oportunidades de trabalho: descontando-se as demissões, foram geradas 90 vagas para técnicos de enfermagem e mais 31 para enfermeiros.

De outro lado, carpinteiros, serventes de obras, mestres de obras e eletricistas perderam 224 postos de trabalho na construção civil, em agosto.

O setor que mais contratou é o de Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas, com geração líquida de 281 empregos formais. Além disso, destacaram-se os de Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e Outros Serviços, com 237; Atividades de Atenção à Saúde Humana, com 197; Atividades Imobiliárias, com 157; e Seleção, Agenciamento e Locação de Mão-de-Obra, com 145.

O Caged mostrou, ainda, que o Rio Grande do Sul eliminou 1.988 vagas, em agosto. No País, foram criados mais de 121 mil empregos com carteira assinada.