TSE homologa mudança de nome do PPS para Cidadania

Denominação já vinha sendo utilizada nas casas parlamentares do país

TSE PPS
Roberto Freire. Foto: Arquivo/CP

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira, por unanimidade, a homologação do Cidadania 23, oficializando assim o registro do partido, sucessor do PPS. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, saudou a decisão.

“O importante é que o Cidadania já está oficializado de fato. Agora veio a oficialização de direito, até porque todas as Casas parlamentares, e especialmente a imprensa, já tratavam a mudança como ocorrido. O partido há muito tempo já é Cidadania e agora temos a ratificação pelo registro no TSE”, disse Freire.

O advogado do partido, Renato Galuppo, destacou que com a decisão a legenda se torna, para todos os efeitos legais, Cidadania, inclusive na questão eleitoral. “A decisão é apenas de homologação da mudança de nome. Embora já registrado em cartório e nas Casas legislativas, o partido continuava com o nome antigo na Justiça Eleitoral. Agora passa a ser Cidadania para todos os efeitos, inclusive eleitorais”, explicou.

A mudança de nome para Cidadania ocorreu durante o Congresso Extraordinário, no dia 23 de março, em Brasília. Na Assembleia Legislativa, o Cidadania é representado pela deputada Any Ortiz.