Com mais de 11 mil inserções na mídia digital, Agert comemora números da campanha contra a violência no RS

Desde maio, a imprensa gaúcha encampou a ação "1 segundo contra a violência, você decide se ela avança"

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Passados quatro meses de uma união inédita, que envolveu todos os veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, os frutos começaram a ser colhidos nesta quarta-feira em torno da pauta convergente de combate à violência no Estado. Gestada há quase dois anos, mas lançada em maio, a campanha “1 segundo contra a violência, você decide se ela avança” teve mais de oito mil inserções nos rádios gaúchos e mais de 3,5 mil propagadas em canais de televisão. A iniciativa foi encabeçada pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O balanço da campanha foi divulgado no evento intitulado “A Força da Sociedade Contra a Violência”.

Pela manhã, durante ato realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os presidentes e representantes dos grupos de comunicação destacaram os resultados obtidos por meio da campanha vinculada em jornais, canais de televisão e emissoras de rádio.

Presente na cerimônia, o vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Jr, enfatizou o papel conjunto da mídia. “A violência não é apenas um problema da área da segurança, é questão social, de saúde e até econômica. Eu não tenho dúvidas de que a conscientização e o engajamento de toda sociedade nos trará resultados positivos. Eu quero louvar a iniciativa dos veículos de comunicação do nosso Estado que lançaram esta campanha, pois a imprensa como um todo sempre ajuda a diminuir os índices de violência”, destacou.

Ranolfo Vieira Jr. também comemorou os números obtidos por meio do projeto RS Seguro, adotado pelo governo estadual. A campanha já reduziu em 397 o número de mortes violentas, em comparação com o mesmo período de 2018.

Para o presidente do Grupo Record no Rio Grande do Sul, Reinaldo Gilli, a iniciativa inédita auxiliou a sociedade gaúcha a reduzir os índices de criminalidade. “Dentro da campanha, os veículos do Grupo Record, como os demais entenderam que nós podemos, além de prestar o nosso serviço de comunicação, contribuir também para diminuir a violência em busca de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Gilli adiantou ainda que o portal www.sociedadecontraviolencia.com.br foi aberto para que a população gaúcha possa contribuir com quatro sugestões para que os órgãos responsáveis adotem medidas a fim de diminuir a violência no RS. As propostas podem ser emitidas até o dia 20 de outubro. Depois, as emissoras de comunicação vão compilar um relatório, com novos dados da campanha. O relatório será encaminhado as autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, a quem cabe adotar e coordenar as medidas adequadas para esta ação conjunta.

O presidente Agert, Roberto Cervo Melão, também mencionou que o papel da imprensa foi fundamental. Ele destaca que a sociedade em geral precisa reconhecer que o comércio ilegal, a pirataria e o trágico de drogas devem ser combatidos como crime.