Cármen Lúcia rejeita habeas a sargento da FAB detido na Espanha com 39 kg de cocaína

Prisão de Manoel Silva Rodrigues ocorreu no aeroporto de Sevilha no mês de junho

Corte cassou de vereadores do CE por fraude na cota de gênero | Foto: Felipe Sampaio / STF / CP Foto: Carlos Moura / SCO / STF

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável o habeas corpus (HC) por meio do qual o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues pedia o trancamento do inquérito policial no qual é investigado por tráfico de drogas. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A prisão do militar ocorreu em junho no aeroporto de Sevilha, na Espanha. Ele é acusado de transportar 39 quilos de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave fazia parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro.

A defesa questionou um ato do Superior Tribunal Militar, que determinou a realização de diligências para que a análise da liminar seja feita em um segundo momento. No Supremo, a defesa sustentou que o segundo-sargento “está sendo investigado pelos mesmos fatos no Brasil e na Espanha”, o que caracterizaria dupla punição pelo mesmo fato.

Ao negar o trâmite do habeas corpus, Cármen Lúcia anotou que a decisão questionada é monocrática, de natureza precária e sem conteúdo definitivo. O pedido no Tribunal Militar segue pendente, já que ainda não houve a análise da liminar. Assim, para a ministra, o caso se enquadra na Súmula 691 do STF, que veda o trâmite de habeas corpus impetrado contra decisão de relator que, em habeas corpus requerido a um tribunal superior, indefere a liminar.

Na avaliação da relatora, “não há no caso flagrante ilegalidade ou contrariedade a princípios constitucionais que justifique o afastamento da súmula”. Cármen observou, ainda, que, embora o relator no STM tenha se reservado para apreciar as questões postas pela defesa após a complementação da instrução, ele assentou, com base nos elementos disponíveis, que o militar não vem sendo processado pelos mesmos fatos aqui e na Espanha.