Plano de atentado contra Brigada Militar é investigado pela Polícia Civil

O homem, de 33 anos, foi apontado como articulador do atentado contra a Brigada Militar. Ele queria vingar a morto do irmão

Atentado contra a Brigada: material explosivo foi encontrado junto com farta munição, drogas, dinheiro e outros objetos | Foto: Polícia Civil / CP

A Polícia Civil segue as investigações que impediu um atentado com explosivos, planejado contra a Brigada Militar. O ataque foi organizado por um integrante de uma facção criminosa, na região da Serra. A confirmação foi dada manhã desta terça-feira pelo titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Caxias do Sul (DRACO) de Caxias do Sul, delegado Adriano Linhares.

Ele falou sobre a operação realizada na sexta-feira passada em um conjunto habitacional no bairro Campos da Serra, em Bento Gonçalves. Na ocasião, os agentes apreenderam diversos materiais. Entre eles, nove coquetéis molotov, um explosivo artesanal e cerca de 300 cartuchos de munição calibre 9 milímetros, além de uma touca ninja. Houve ainda o recolhimento de 600 gramas de maconha, uma porção de cocaína, uma balança de precisão, cinco celulares e um machadinha.

Na ação, um casal foi preso. O homem, de 33 anos, foi apontado como articulador de plano de vingança contra a BM pela morte do irmão, de 24 anos. A morte ocorreu em confronto com policiais militares na tarde do dia 7 de agosto deste ano.

O tiroteio aconteceu na ERS 444, entre Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul. Armado com uma pistola calibre 9 milímetros, o indivíduo que acabou morto e outros três cúmplices fugiam do efetivo da BM em um Volkswagen Fox desde Roca Sales. O veículo, com placas clonadas, havia sido roubado em Novo Hamburgo. Revoltado, o irmão dele preparou então o ataque contra os brigadianos como represália.

A ação da Draco de Caxias do Sul teve apoio dos agentes da DPs de Bento Gonçalves e de Garibaldi. O material explosivo, que pesava em torno de três quilos, foi recolhido e posteriormente destruído por uma equipe do Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM, vinda de Porto Alegre.