Três pessoas são presas em clínica de aborto de Novo Hamburgo

Flagrante ocorreu no bairro Rio Branco

A Polícia Civil confirmou, nesta segunda-feira, o fechamento de uma clínica de aborto clandestino em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. A chamada Operação Anatomy, através da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DPHPP) de Porto Alegre, sob comando da delegada Roberta Bertoldo, ocorreu na última sexta-feira após investigação iniciada com uma denúncia.

O flagrante ocorreu no bairro Rio Branco. Houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão que culminaram na prisão de três pessoas pelos crimes de aborto, comércio ilegal de medicamentos e porte ilegal de arma. Uma mulher que havia acabado de fazer um aborto também foi encontrada no local.

O foco da operação foi buscar os responsáveis pelo estabelecimento, mas as mulheres que fizeram o procedimento também serão identificadas em uma segunda fase. Os agentes monitoraram o local por vários dias. Um técnico de enfermagem fazia a aplicação de injeções de ocitocina para provocar abortos nas pacientes, cobrando de R$ 5 mil a R$ 15 mil pelo procedimento. Metade era paga em dinheiro e o restante parcelado em cartão de crédito, observou a delegada. Ela também constatou que o ambiente não tinha boas condições de higiene e que os instrumentos eram “extremamente rudimentares”.