Funcionários dos Correios decidem nesta terça se mantêm greve

Sindicatos do Mato Grosso e Tocantins já optaram por encerrar paralisação que começou na última terça-feira

Sindicato fez críticas à gestão dos Correios durante a pandemia de coronavírus | Foto: Guilherme Testa / CP Memória
| Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) de todo o País fazem, nesta terça-feira, assembleias locais para avaliar a manutenção da greve ou o retorno ao trabalho. Conforme o diretor de imprensa do Sintect-RS, João Augusto Gomes, dois dos 36 sindicatos existentes no Brasil – no Mato Grosso e no Tocantins – já optaram pelo retorno ao trabalho. Na capital gaúcha, a assembleia acontece na Igreja Pompeia, no bairro Floresta, a partir das 17h30min.

Na semana passada, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 70% dos empregados dos Correios mantenham as atividades da empresa durante a greve iniciada na noite de terça-feira. Pela decisão, o descumprimento do efetivo deve acarretar na aplicação de multa de R$ 50 mil por dia aos sindicatos da categoria. Conforme o Sintect, a determinação vem sendo cumprida. “Conforme os dados da própria ECT, mesmo antes da audiência, está sendo cumprido, sim”, disse Gomes.

Segundo os Correios, um Plano de Continuidade de Negócios foi montado pela empresa e as postagens e entregas de correspondências e de encomendas Sedex e PAC seguem sendo realizadas em todas as cidades. Seguem suspensos os serviços com hora marcada, como Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje. Ainda assim, o sindicato orienta que os usuários imprimam através de sites ou em contato com as empresas a segunda via de contas que recebem pelo correio.