Ranch Sorting define campeões do ciclo do Cavalo Crioulo

Dupla composta por um dos vencedores do ano passado foi a grande vencedora da modalidade

Leandro Vieira/ABCCC/Divulgação

A final do Ranch Sorting, realizada na noite de sábado, 14 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), contou com a participação de 15 duplas concorrendo na Categoria Aberta e três na Categoria Família. A prova é organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Após quase três horas de prova foram conhecidos os vencedores.

O campeão da noite na Categoria Aberta foi a dupla João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova e Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova, com 10 bois e o tempo de 69’438. Em segundo lugar, Alisson Ribas montando Fulana da Marafigo e Sergio Rocha montando Santo Onofre Rafeiro, com 10 bois e o tempo de 70’752. No terceiro lugar ficou a dupla João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova, e Guilherme Lourenzen montando Poliango da Morada Nova, com 10 bois e o tempo 78’770.

Dutra venceu a prova na categoria aberta pelo segundo ano consecutivo com o mesmo animal Rosa Linda da Morada Nova. Já, Peres foi a novidade na dupla e levou seu primeiro título na categoria. “Estou no meio de amigos, correndo com animais de minha cabanha, de doma nossa, minha e do meu parceiro. Não tem palavras para descrever estas emoções. Eu tenho a felicidade de, pela segunda vez, ser o campeão do Ranch Sorting. No ano passado ganhei com o meu compadre e este ano ganhei com um “irmão” que tenho. Nada melhor que isso do que expressar o valor da prova”, destacou Dutra. “Só tenho a agradecer a Deus pelo irmão que tenho que é o João Vitor Dutra, me sinto honrado e graças a Deus fomos consagrados campeões”, complementou Peres.

Jurado da prova, Luciano Cardoso, disse que ficou impressionado com a qualidade dos competidores e com a performance das duplas nas provas. “Isto mostra que o Ranch Sorting está em evolução e vai crescer dentro da ABCCC. O que mais me surpreendeu é que os competidores estão mais acostumados em relação à interferências que ocorreram no ano passado e que este ano foi quase zero”, observou.

Na categoria Família a dupla vencedora com o tempo de 89’377 foi Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória Velho. O segundo lugar ficou para Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova e João Francisco Peres montando CJR Chinoca com 87’515.

Confira o resultado

Categoria Aberta

1º lugar
João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova e Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova
10 bois em 69’438

2º lugar
Alisson Ribas montando Fulana da Marafigo e Sergio Rocha montando Santo Onofre Rafeiro
10 bois em 70’752

3º lugar
João Vitor Claus Dutra montando Rosa Linda da Morada Nova e Guilherme Lourenzen montando Poliango da Morada Nova
10 bois em 78’770

4º lugar
Sergio Belich montando Formosa II JB De Palermo e Rodrigo Berger
9 bois em 86’637

5º lugar
Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória Velho
4 bois 84’891

Categoria Família

1º lugar
Tatiana Azevedo montando Engano da Vitória Velho e Silvio Machado montando Atrevida da Vitória Velho
10 bois em 89’377

2º lugar
Ricardo Peres montando Rica Flor da Morada Nova e João Francisco Peres montando CJR Chinoca
10 bois em 87’515

Fonte: AgroEffective