O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu no sábado um dos símbolos do tradicionalismo gaúcho: a Chama Crioula. Durante a solenidade no Palácio Piratini, o chefe do Executivo acendeu o candeeiro. O ato marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.
A Chama Crioula foi distribuída na Assembleia Legislativa, Brigada Militar, prefeitura de Porto Alegre e Polícia Civil. O encerramento da atividade ocorreu na loja Maçônica. Ranolfo recebeu a Chama Crioula dos cavalarianos Sentinelas da Chama da 1ª Região Tradicionalista. A cerimônia foi acompanhada por cerca de 25 cavalarianos. O grupo cumpriu o rito de carregar a centelha por 462 quilômetros, distância entre o município de Tenente Portela, no Noroeste do Rio Grande do Sul, até Porto Alegre. A iniciativa acontece desde 1947, espalhando a Chama Crioula pelas 30 regiões tradicionalistas do Estado.
“A chama atravessou o Estado mais um vez pelas mãos desses incansáveis cavalarianos. Quero desejar uma excelente Semana Farroupilha a todos os gaúchos. Espero que esse simbolismo todo reacenda a esperança por um Rio Grande melhor”, destacou o governador em exercício.
Emoção e homenagens
A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, afirmou que estava emocionada em participar da solenidade. A titular da pasta desejou uma grande festa a todos os gaúchos. A cerimônia contou com a participação do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Túlio Martins, e do comandante da Brigada Militar, Mário Ikeda.
No seu discurso, o governador em exercício fez um elogio a família de Paixão Côrtes. Em 2019, a Semana Farroupilha tem como tema a Vida e a Obra do tradicionalista, que morreu no ano passado, aos 91 anos. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, destacou o trajetória do folclorista que foi um dos fundadores do movimento no Estado.
“Podemos vasculhar o dicionário e não encontraremos palavras para descrever tudo o que ele nos deixou. Paixão Côrtes mostrou a todos quem é o gaúcho, e quem é esse ser que habita o Sul do Brasil”, acrescentou. Conforme Callegaro, Paixão Côrtes resgatou o orgulho pelo nosso Estado. “Só estamos aqui nesse ato no Palácio Piratini por causa dele”, destacou.
No encerramento da solenidade, o patrono dos festejos farroupilhas, César Oliveira, e os músicos Rogério Melo, Érlon Péricles e Lincon Ramos apresentaram a música tema da Semana Farroupilha 2019. A letra, “Quem Descobriu o Rio Grande”, do compositor Diego Muller é uma homenagem ao legado de Paixão Côrtes. A Chama Crioula fica no Palácio Piratini até o feriado de 20 de Setembro.
Semana Farroupilha
O Acampamento Farroupilha 2019 conta com a participação de mais de 350 entidades entre piquetes, CTGs e DTGs. A programação da mais importante festa do tradicionalismo gaúcho conta com uma extensa lista de atividades culturais, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas.
A expectativa da organização do MTG é superar o público do ano passado, que foi de um milhão de visitantes no Parque da Harmonia. A prefeitura de Porto Alegre está presente no local e oferece opções de cultura, lazer e serviços para a população. Os visitantes têm a oportunidade de participar de oficinas sobre gastronomia gaúcha, chimarrão e churrasco. O programa é uma iniciativa da diretoria de Turismo e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o MTG.