Cooperativas agropecuárias gaúchas concluem missão ao Vale do Silício

Objetivo da FecoAgro/RS é trabalhar junto às associadas temas de empreendedorismo e inovação vistos durante os encontros da viagem

Foto: FecoAgro-RS/Divulgação

Após uma semana de imersão em inovações e tecnologias no Vale do Silício, em San Francisco, Estados Unidos, os dirigentes das cooperativas agropecuárias gaúchas estão voltando para casa com aprendizados na bagagem. A ação foi desenvolvida pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) em parceria com o Sistema Ocergs Sescoop/RS, por meio da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).

Conforme o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, para o grupo de 40 dirigentes e executivos das cooperativas a atividade foi encantadora e inovadora. Lembrou também que foi grande a missão do grupo em olhar a inovação, o que está sendo feito em termos de empreendedorismo e tecnologias que venham a contribuir para as mais diferentes ações tanto na agricultura como no dia a dia das cooperativas. “A ideia é colocar o processo tecnológico para que venha ajudar em rapidez e escala, enfim, nas mais diferentes variáveis ou seja novas tecnologias que podem ajudar o produtor e a cooperativa”, salientou.

O dirigente ressaltou que foram feitas várias visitas em diferentes setores focados em inovação no agronegócio e que todo grupo está muito contente com o conteúdo passado. “A FecoAgro/RS demonstrou um trabalho que pretende apresentar para o Conselho de Administração para ver o que podemos fazer para que isto chegue de fato nas cooperativas. Não adianta nós chegamos no Brasil e essas coisas não andarem, então vamos começar com uma proposição de como colocamos isso na prática”, destacou.

Pires observou que os Estados Unidos tem uma realidade diferente, mas tem muita coisa que vai acontecer no mundo e, com a velocidade da transformação atual, deve chegar logo no Brasil e as cooperativas não podem ser pegas de surpresa. “Esta viagem, juntamente com o Escoop, tem um extraordinário valor e espero que essa disruptura ajude as cooperativas a serem mais eficientes e rentáveis, com um serviço mais interessante do ponto de vista da viabilidade econômica e social aos agricultores associados”, explicou.

O presidente da FecoAgro/RS disse também da importância do contato com a Universidade, na qual foi realizada visita à Stanford, uma das mais conceituadas do mundo. “Este link com as universidades e com a inovação é permanente. As universidades americanas fazem isso de uma forma muito presente”, avaliou.

Na agenda das cooperativas agropecuárias no Vale do Silício estiveram encontros com representantes de empresas como StartSe, Netflix, Startup Plug and Play, HP Garage, Wild Earth, Berkeley, Amazon, Climate Corporation, Hypercubes, Farmer Business Network e Agristamp.

Fonte: FECOAGRO/RS