Associados da APASSUL traçam estratégias para os próximos anos da Associação

APASSUL realizou seu primeiro Workshop de Planejamento Estratégico.

Foto: Débora Finger – La Idea Comunicação

Com o objetivo de fortalecer a representatividade da entidade, tornando-a mais próxima dos anseios atuais dos seus associados, a APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) realizou seu primeiro Workshop de Planejamento Estratégico.

A reunião foi conduzidas pelos consultores da Aport Empresarial, Alessandro Becker e Jeferson Emílio de Souza. Eles destacaram que a finalidade do encontro foi reorganizar o modelo de gestão da entidade, planejando ações para os próximos 5 anos. O presidente da APASSUL, Arlei Roberto Krüger, ressaltou que a associação representa produtores de sementes de grandes culturas, como soja, arroz e trigo, e também de forrageiras, olerícolas e fumo, devendo contemplar o interesse de todos os associados.

Os consultores apresentaram o resultado de uma pesquisa de satisfação realizada com os associados da APASSUL. Os profissionais da Aport Empresarial também conduziram atividades em que os participantes levantaram ameaças, oportunidades, forças e fraquezas da entidade. Também foram feitas sugestões de ações estratégicas no âmbito da representação, da tecnologia, da intermediação com o mercado, da extensão e gestão. “Ficou claro que nosso objetivo comum é fortalecer a cadeia e o mercado de semente certificada, e é nesse sentido que vamos trabalhar”, afirmou Krüger.

Os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a palestra “Cenários e Desafios do Agronegócio”, com Vitor Dalla Corte, doutor em Agronegócio pela UFRGS e professor da IMED.

A partir das ideias levantadas na reunião, os consultores realizarão a estruturação dos objetivos da associação, dos indicadores e metas, bem como o mapa estratégico para os próximos anos.

O encontro aconteceu na sede da APASSUL, em Passo Fundo, e reuniu representantes de mais de 30 empresas do setor sementeiro de diversas localidades do Rio Grande do Sul.

Fonte: Débora Finger – La Idea Comunicação