Sobe para 11 o número de mortos em incêndio em hospital no Rio

Identidade das vitimas ainda não foi revelada e ainda há outras oito pessoas internadas com queimaduras graves nas vias respiratórias

Morre 13ª vítima de incêndio em hospital no Rio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Subiu para 11 o número de mortos no incêndio no Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. As chamas atingiram a unidade no início da noite da quinta-feira. A identidade das vítimas ainda não foi revelada. Ainda há oito pessoas internadas com queimaduras graves nas vias respiratórias.

Segundo a Defesa Civil do Estado, há a possibilidade de que mais corpos sejam retirados do local. O Badim é um estabelecimento privado, que pertence à Rede D’Or.

O incêndio teria sido provocado por um curto-circuito em um gerador, segundo o vice-governador do Rio, Claudio Castro (PSC). Quando as chamas se espalharam pelo prédio do hospital, dezenas de pacientes começaram a ser retirados às pressas. Muitos deles ficaram aguardando remoção na calçada, para desespero de familiares. Castro afirmou que 69 pessoas que estavam internadas foram conduzidas para outros hospitais.

No fim da noite de quinta, a morte de uma pessoa foi confirmada. Com o incêndio controlado, os bombeiros passaram então a fazer uma varredura do prédio do Badim. Os outros corpos fora encontradas nesta madrugada, no interior do edifício.

O Hospital Badim foi construído nos anos 2000 e conta com cerca de 200 leitos. No momento do incêndio, estava praticamente lotado.

Trânsito

O Centro de Operações da Prefeitura informou que a Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, está parcialmente liberada entre a avenida. Professor Manuel de Abreu e a Rua Isidro de Figueiredo após ação do Corpo de Bombeiros em um incêndio em imóvel, na altura do número 402 . O desvio do tráfego durante a interdição foi realizado pela Av. Prof. Manuel de Abreu, na pista sentido Radial Oeste. Equipes dos Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e da CET-Rio seguem atuando nesta ocorrência. Neste momento, os motoristas encontram trânsito sem retenções no bairro.

Segundo a direção do Hospital Badim, logo após o início da remoção dos pacientes pelo Corpo de Bombeiros, o comitê de apoio foi acionado para começar uma busca ativa pelos pacientes que foram transferidos para unidades de saúde do Rio de Janeiro. O hospital também disponibilizou o número de Whatsapp (21) 97101-3961 e o e-mail [email protected] para que os familiares dos pacientes envolvidos no episódio entrem em contato para receber informações sobre sua localização.

O hospital Badim também informou que foram enviados funcionários para outras unidades do Rio de Janeiro para monitorar a chegada de pacientes transferidos.