Presidente da Assembleia articula apoio sindical para quitar salários com ações do Banrisul

Do mesmo partido do vice-governador, Luís Augusto Lara negou que esteja dando voz ao Piratini

Presidente da Assembleia defendeu uso de verba de ações do Banrisul para quitar salários
Encontro promovido pelo presidente da AL, Luis Augusto Lara, nessa segunda-feira | Foto: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba

O presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara, recebeu lideranças sindicais nesta quinta-feira, no Memorial do Legislativo. Na pauta do encontro, o futuro da verba oriunda da venda de ações do Banrisul. O deputado estadual defende destinar os recursos para quitar os salários dos servidores do Executivo. Lara pediu que as entidades que representam o funcionalismo se unam na cobrança em prol da quitação da folha. “O que nós estamos tentando agora é unificar uma linguagem”, afirmou o presidente da Assembleia.

O chefe do legislativo quer que as ações judiciais que pedem bloqueio de bens do Estado para pagar os salários tenham efeito com a concretização da venda de ações do Banrisul. Luís Augusto Lara se disse disposto a conversar com o presidente do Tribunal de Justiça, a fim de garantir a possibilidade.

Presentes no encontro, servidores da segurança pública apoiaram a sugestão do presidente da Assembleia. O diretor da Associação de Sargentos e Tenentes da Brigada Militar, Ricardo Agra, destacou que a categoria vai às ruas na próxima terça-feira (17) para discutir a proposta. “Como as ações, realmente, vão ser vendidas, que venham para aquilo que o governador se comprometeu conosco”, considerou.

O presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs) também se mostrou aberto à possibilidade. Sérgio Arnoud ressaltou ser contrário à venda das ações do Banrisul, mas que levará a proposta para deliberação da classe. “Nós reivindicamos que todo e qualquer recurso que ingresse no cofre do Estado seja destinado, prioritariamente, para pagar os salários em atraso”, defendeu.

O governo gaúcho não comenta a proposta de destinar os recursos da venda de ações do Banrisul para a folha. O Piratini alega o sigilo da operação no mercado financeiro. Do PTB, partido do vice-governador, o presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara, negou estar falando pelo Executivo. “A minha ligação partidária (…) é importante, mas não é maior que a minha missão de chefe de poder”, explicou.

As ações do Banrisul devem ser negociadas na próxima quinta-feira (19). A operação pode render R$ 2,2 bilhões ao Estado. Uma folha salarial custa, aproximadamente, R$ 1,7 bilhão. Um novo encontro entre o presidente da Assembleia e sindicalistas deve ser realizado no início da próxima semana.