Secretário da Receita Marcos Cintra é exonerado do cargo após atrito sobre “nova CPMF”

Na nota em que oficializa medida, Ministério da Economia esclarece “que não há um projeto de reforma tributária finalizado"

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, pediu para ser exonerado do cargo, informou hoje o Ministério da Economia. No lugar dele assume, interinamente, o auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto.

Também hoje, o presidente Jair Bolsonaro, internado em São Paulo, publicou, em redes sociais, que a saída de Cintra ocorre porque não há previsão de recriar um imposto nos moldes da CPMF, ao contrário do que havia dito o secretário. “TENTATIVA DE RECRIAR CPMF DERRUBA CHEFE DA RECEITA. [O ministro da Economia] Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente”, escreveu.

Na nota em que oficializa a exoneração do secretário, o ministério esclarece “que não há um projeto de reforma tributária finalizado. A equipe econômica trabalha na formulação de um novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento”.

O ministério disse ainda que a proposta do governo vai ser “divulgada depois do aval do ministro [da Economia] Paulo Guedes e do presidente da República, Jair Bolsonaro”.

O ministro Paulo Guedes agradeceu ao secretário Marcos Cintra os serviços prestados à Pasta.

Veja a postagem de Bolsonaro: