Mais de três toneladas de peixes são apreendidas no Mercado Público

Delegacia do Consumidor deflagrou operação nesta quarta-feira

Operação apreendeu pelo menos 300 quilos de pescado | Foto: Guilherme Almeida

A Polícia Civil apreendeu 3,5 toneladas de peixes impróprios para consumo humano no Mercado Público de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. A operação de fiscalização foi realizada pelos agentes da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial, Industrial e Afins (Decon) do Departamento Estadual de Investigações Criminais junto com uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o delegado Joel Wagner, titular da Decon, foram 300kg de tainha sem procedência, 3 mil peixes frescos sem nota fiscal e 200kg de cação sem cerificação sanitária. Os alimentos estavam em dois caminhões fiscalizados. O motorista e o proprietário da empresa responsável foram encaminhados ao Deic para prestarem esclarecimentos.

O delegado destaca que a maior parte dos peixes vistoriados estava em situação legal e foi destinada para as bancas normalmente. Os peixes apreendidos serão encaminhados ao zoológico.

A ação de fiscalização ocorre em virtude da realização da 1ª edição da Semana do Pescado do Mercado, que prossegue até o próximo sábado, dia 14. O evento incentiva o consumo do produto por meio de ofertas especiais e serve de estímulo para fortalecer a cadeia produtiva local da piscicultura. Ao todo, sete bancas oferecem descontos de até 25% na venda de pescados. A expectativa é de que o volume comercializado aumente em até 50 toneladas na comparação com uma semana comum.

A Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) esclareceu, por meio de nota, que todo o pescado comercializado no Mercado Público tem procedência comprovada por meio de nota fiscal. Com relação ao ocorrido nessa manhã, na parte externa do prédio, informa que foi feita uma denúncia anônima referente ao caminhão que transportava o produto resfriado com destino ao Mercado, caixas contendo peixe congelado, que acabaram sendo apreendidas. O problema ocorreu com o transportador, uma vez que nenhuma caixa para o Mercado Público era de peixe congelado, tanto que a fiscalização liberou o produto para os comerciantes.