GPAI e Polifeira do Agricultor promovem lançamento de Arroz sem uso de defensivos

A Pro-Reitoria de Extensão da UFSM, o Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAI/UFSM), a empresa SOLST Espaço Orgânico e Natural juntamente com o projeto de extensão Polifeira do Agricultor – UFSM, irão promover o evento Arroz sem uso de defensivos: da produção ao consumo.

O evento é fruto do trabalho realizado pelo GPAI durante os anos de 2018/2019, quando se propôs a fazer a produção de um arroz sem o uso de defensivos químicos.
A Polifeira do Agricultor é um projeto que busca trazer a discussão da alimentação para dentro do âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, se envolvendo com a assistência aos agricultores em um processo de transição para a produção orgânica.

Este evento tem o objetivo de demonstrar que a produção de arroz sem a utilização de defensivos pode ser realizada ao nível de propriedade rural, fazendo chegar aos consumidores um alimento com resíduo zero de químicos. Para tanto, o evento está sendo organizado com dois focos diferentes. Um primeiro será voltado aos multiplicadores, aquelas pessoas que estão envolvidas com a produção do arroz, e um segundo voltado para os consumidores, onde possam provar esse alimento já preparado. A primeira parte do evento terá vagas limitadas e a segunda é aberta ao público.

O evento será realizado no dia 12 de setembro, com abertura prevista às 13:30, na sala do Conselho do Centro de Ciências Rurais – Sala Cláudio Mussói.
A programação conta com a presença de vários convidados:

14:00: As transformações nos sistemas agroalimentares e a busca por alimentos saudáveis. Prof. Gustavo Pinto da Silva (GIPAG – Colégio Politécnico da UFSM);
14h30: Os principais desafios para produção de arroz orgânico. Prof. Ênio Marchezan (GPAI – UFSM);
15h00: Os principais desafios da comercialização de orgânicos. Anderson Bortoli (Solst Espaço Orgânico e Natural);

A partir das 16 horas o evento é destinado ao público em geral. O público presente nas palestras será convidado ao lançamento e Degustação do Arroz Orgânico produzido pelo GPAI / UFSM. O lançamento ocorrerá na Polifeira do Agricultor, localizado junto ao Largo do Planetário.
Após esse evento o Arroz Orgânico será comercializado na Polifeira, para que o acesso seja livre a todos.

Fonte: PoliFeira do Agricultor
Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria