Criadores de Senepol já estão de olho na Expointer 2020

A raça participou este ano pela primeira vez do evento e despertou o interesse de produtores que investem em cruzamento industrial

A estreia do Senepol na maior exposição agropecuária da América Latina, a Expointer, garantiu uma grande divulgação da raça entre os visitantes da feira, que recebeu 420 mil pessoas, entre 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio/RS. Entre as autoridades que viram de perto a estreia do Senepol e passaram pelo pavilhão da raça estava o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Segundo o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Artur Monassi, a Expointer garantiu grande visibilidade para a raça e deve resultar em novos criadores de Senepol na região. “Por ser um animal de pelo curto, menos suscetível a parasitas e altamente produtivo, o Senepol tem muito a contribuir com a pecuária da região Sul do Brasil. Os rebanhos selecionados no Rio Grande do Sul têm tido bom desempenho tanto nas épocas de muito calor quanto nas baixas temperaturas do inverno. A raça é uma opção rentável para quem investe em cruzamento industrial por ser precoce, rústica e de excelente acabamento de carcaça”, destaca Monassi.

Segundo a expositora e sócia-proprietária do Senepol da Coxilha, Amanda Mohara Goelzer, a estreia da raça foi muito positiva. “Apresentamos animais de qualidade e que representaram bem a raça. Por ser o primeiro ano do Senepol, houve bastante procura e interesse por parte dos visitantes, e consideramos que o retorno do investimento aconteça em médio e longo prazo”, diz Amanda, que pretende participar da Expointer em 2020.

Com um crescimento de 17,37% no faturamento financeiro (R$2.699.868.739,57), a exposição confirmou ser um evento de boas possibilidades de vendas também para os criadores de Senepol. “É uma feira em que o produto, se for de boa qualidade, vende facilmente. Muitos pecuaristas já me ligaram após a Expointer querendo adquirir touros. Para 2020, terei condições de preparar melhor os animais para o evento, inclusive em volume maior, pois muitos estão nascendo agora”, explica o expositor e pecuarista Paulo Moura, titular da Agropecuária Triunfo.

A procura por informações sobre a raça também foi grande. De acordo com o expositor e proprietário da Cabanha JN Senepol, Júlio César Nunes Ortiz, isso prova que muitos gaúchos já vinham pesquisando sobre a raça e aproveitaram a Expointer para obter mais informações. “A estreia na Expointer ajudará a consolidar o Senepol no sul do Brasil, pois mostrou exemplares selecionados por criadores gaúchos, ou seja, totalmente adaptados ao nosso clima e sistema de criação”, acredita Ortiz, que já faz planos para a edição de 2020. “Tenho a expectativa de que o número de animais na próxima feira vai dobrar, consolidando cada vez mais o Senepol gaúcho”, anima-se.

A feira possibilitou também aos visitantes a oportunidade de degustar a carne Senepol, que tem como característica o alto grau de maciez. O chef Roberto Vianna foi responsável pelo preparo do churrasco. “O Senepol foi a grande estrela desta edição da Expointer e chamou bastante atenção do público, inclusive de criadores de outras raças, pela qualidade dos animais apresentados e por todo o potencial produtivo que tem.”, finaliza o zootecnista Nathã Carvalho, que atuou na organização da 1ª Exposição de Senepol na Expointer juntamente com a ABCB Senepol, os expositores e a consultora comercial Jocelia Vargas.