Susepe transfere à Penitenciária Estadual de Porto Alegre presos que ficaram dias em viaturas

Medida teve como critério o tempo que os homens permaneciam sob custódia

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) transferiu, na noite desta terça-feira, 10 presos que ficaram dias sob custódia em viaturas estacionadas no pátio do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), na rua Salvador França. Eles foram levados à Penitenciária Estadual de Porto Alegre (PEPOA), localizada na zona Leste da Capital.

De acordo com a Susepe, a transferência teve como critério o tempo que os homens permaneciam sob custódia. Em média, os transferidos ficaram seis dias detidos em viaturas da Brigada Militar.

Conforme a instituição, apenas essas dez vagas foram liberadas, por isso não houve uma transferência maior. A superintendência não soube precisar quantos seguem no pátio do IPF, mas informou que uma alternativa para outras transferências está sendo estudada com o Ministério Público, Brigada Militar e Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen).

Os detidos em viaturas foram levados para o prédio do IPF, na segunda quinzena de julho, após ficarem meses nas ruas no entorno do Palácio da Polícia, inclusive na avenida Ipiranga, uma das mais movimentadas de Porto Alegre. Com a mudança de endereço, os presos saíram das ruas e foram realocados em um pátio fechado. Mesmo assim, a escassez de vagas mantêm eles detidos em viaturas que, com isso, não podem ser utilizadas no patrulhamento.