Justiça dá 60 dias para que CEEE delimite moradias em área de risco em vila da Capital

Decisão ocorreu em audiência, nesta tarde, após moradores realizarem manifestação contra reintegração de posse

Foto: Franceli Stefani/CP

Um grupo de moradores da Vila Colina, que fica localizada no Morro Santana, em Porto Alegre, realizou uma manifestação, na tarde desta terça-feira, contra o pedido de reintegração de posse da área em que vivem. O terreno, que é ocupado por cerca de 200 famílias, pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Após o ato, uma audiência de conciliação determinou que, em um prazo de 60 dias, a estatal delimite com mais precisão quais moradias foram construídas em área de risco.

Conforme a CEEE, os moradores residem perto de torres de alta tensão e sob linhas de transmissão de energia. Entretanto, conforme os moradores, alguns estão no local há 30 anos e nunca foram notificados de que a área é irregular.

Os moradores pedem que a Companhia, antes de realizar reintegração de posse, dê alternativas de moradia à comunidade. A determinação é de que, além de se comprometer em realizar mais estudos na área, delimitando com mais precisão as casas que devem ser retiradas, a CEEE busque soluções para o destino dos moradores.