Sob chuva fraca, o desfile do Dia da Independência do Brasil teve a participação de cerca de 4,5 mil pessoas, entre civis e militares, na manhã de hoje, em Porto Alegre. Durante as cerca de duas horas de atividade, em torno de 200 viaturas, incluindo os blindados do Exército e as viaturas leves da Marinha, Exército, Aeronáutica, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação e da Guarda Municipal, passaram em frente à plateia e ao palanque oficial e de convidados, montado na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
O comandante militar do Sul, general do Exército Antônio Geraldo Miotto enalteceu a importância do evento, mas lamentou a chuva que caiu durante praticamente toda a manhã. “O desfile foi excelente, com a participação de todas as tropas: federal, estadual e municipal. O mau tempo prejudicou, mas a vibração dos nossos alunos [dos colégios Militar e Tiradentes] não faltou”, destacou.
Pela primeira vez na história, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) se integrou ao momento. O governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior acompanhou o desfile. Eram 9h30min quando Ranolfo e o general Miotto passaram em revista o percurso do evento. Depois das honras militares e hasteamento da bandeira, o Grupamento de Bandas e Fanfarras iniciou a programação verde e amarela, em um desfile marcado pelo amor à pátria e a esperança de um futuro melhor.
Pelo interior gaúcho, alguns desfiles foram cancelados em função da chuva, na região Metropolitana e nos vales dos Sinos, Paranhana e Taquari. Em outras cidades, a programação foi transferida. Em Esteio, por exemplo, a atividade ocorre em 29 de setembro.