Estudantes de Porto Alegre programaram uma manifestação em defesa da educação e da Amazônia, para a tarde deste sábado. O ato é previsto para as 15h, junto ao Monumento ao Expedicionário do Parque da Redenção.
Conforme as entidades estudantis, o foco das manifestações, que devem acontecer em todo o Brasil, é o bloqueio de verbas para a educação superior. O grupo critica a ingerência do governo federal na autonomia universitária e a suposta tentativa de “privatização” das universidades e institutos federais por meio do programa “Future-se”.
Outro evento, também programado para a Redenção, a partir das 13h, é uma exposição de cartuns com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, retirada da Câmara de Vereadores durante a semana. A chuva pode cancelar o evento, conforme a organização.
Segundo o cartunista Latuff, que participou da mostra, expor os desenhos é uma forma de enfrentar a censura que os chargistas sempre combateram. “Vivemos um clima de censura em que você tem um presidente que quer censurar o cinema, a Câmara querendo proibir charges, no Rio de Janeiro a Prefeitura recolhendo revistas em quadrinhos… O clima é de censura, característico de regimes de exceção”, critica.