Uma operação conjunta entre Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil, deflagrada na manhã desta sexta-feira, combate o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em São Sebastião do Caí, Torres e Tramandaí. Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão.
Todos os mandados foram expedidos para pessoas com atuação direta no tráfico de drogas, muitas delas já envolvidas em ocorrências com prisões em flagrante – dois investigados permaneceram na atividade criminosa mesmo após serem detidos na Penitenciária Modulada de Osório. No total, mais de 20 pessoas são suspeitas da comercialização de entorpecentes na cidade de São Sebastião do Caí, chefiadas por um casal de irmãos.
Também foram sequestrados cinco veículos, duas casas e um apartamento, além do bloqueio de contas bancárias de 14 investigados. O sequestro e bloqueio de bens e valores é necessário por haver suspeita de terem sido utilizados para a lavagem do dinheiro proveniente do tráfico.
A operação, coordenada pela promotora de Justiça Cristine Zotmann, iniciou a partir de investigações sobre a possível participação de policiais militares em associação para o tráfico na cidade, mas o envolvimento não foi confirmado. Entretanto, foi possível identificar a hierarquização da organização criminosa, que inclui a participação de uma advogada, cujo escritório foi alvo de busca e apreensão.