Secretaria descarta surto após confirmar caso de meningite em Porto Alegre

Adolescente de 15 anos segue internada e recebe tratamento adequado, conforme a Pasta da Saúde

Foto: Leandro Osório / Divulgação / CP Memória

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu, hoje, uma nota oficial em que esclarece que Porto Alegre não enfrenta um surto de meningite bacteriana. Durante a semana, uma estudante da rede pública, de 15 anos, teve diagnóstico confirmado para a doença. É o primeiro caso do ano na cidade. Conforme a SMS, a adolescente permanece internada e recebe o tratamento adequado.

De acordo com a Pasta, ela se infectada a partir de contato com um portador sadio — pessoas que, apesar de contraírem a bactéria, não desenvolvem a doença. “Medidas de controle foram adotadas pela SMS no sentido de conhecer o círculo de contatos íntimos da aluna e dispensar a quimioprofilaxia (tratamento com antibióticos), com o objetivo de alcançar portadores sadios”, disse, em nota, a Secretaria.

A Pasta informou, ainda, que há estoque da vacina disponível na rede pública de saúde. O esquema prevê doses da meningo C aos três meses, aos cinco meses e aos 15 meses de idade. Desde 2018, também é recomendada uma dose para adolescentes entre 11 anos e menores de 14. Além da meningo C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece na rede pública outras vacinas que também protegem contra as meningite causadas pelo pneumococo e o haemophilus influenzae do tipo B.

Meningite

A meningite é a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por bactérias, fungos, protozoários e vírus. Os sintomas da doença incluem dor de cabeça, febre, vômitos em jato e rigidez de nuca (de fácil detecção ao exame físico médico). Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade.