Prefeitura entrega Serviço de Residencial Terapêutico na zona Leste da Capital

Espaço pode acolher até dez pessoas com transtornos mentais crônicos e necessidade de cuidados de longa permanência

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre entrega, na manhã desta quinta-feira, o Serviço de Residencial Terapêutico (SRT) Nise da Silveira. Localizado na rua Waldomiro Schapke, 328, bairro Intercap, o local é o primeiro a ser inaugurado desde 1995.

O espaço pode acolher até dez pessoas com transtornos mentais crônicos e necessidade de cuidados de longa permanência, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o SRT funciona como se fosse uma casa em que as pessoas convivem em comunidade e tem seu próprio quarto, por exemplo. A Pasta destaca que as pessoas com transtornos mentais são encaminhadas para o local pelo serviço de saúde. Não há limite de permanência, o que varia conforme a evolução do paciente.

Este é um dos dez SRT que estão programados para abrir. Em julho de 2018, a Prefeitura lançou edital para o serviço. Na ocasião, o Chamamento Público previu as unidades na abrangência das oito gerências distritais de saúde. Glória-Cruzeiro-Cristal e Partenon-Lomba do Pinheiro devem receber dois SRTs cada uma. As outras seis gerências distritais devem ter um novo serviço: Centro Histórico, Leste-Nordeste, Noroeste-Humaitá-Navegantes-Ilhas, Sul-Centro Sul e Restinga-Extremo Sul.

Acompanhados pela SMS, os serviços de residencial terapêutico são estratégicos e fazem parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano de Saúde Mental. O Instituto Renascer é a instituição parceira que prestará o serviço.